Mensagem Anual do Assessor Nacional
Projeta-te para Cristo!
A palavra “projeto” vem do grego pro-iectus, que significa “lançar para a frente”. É precisamente isso o que pretendemos ao definirmos o tema para este ano pastoral 2014/15: olharmos em frente; lançarmo-nos para diante; avançarmos; e crescermos “até à medida da estatura completa de Cristo” (Ef 4,13).
Numa carta que São Vicente de Paulo dirige ao P. Portail, seu primeiro companheiro, podemos encontrar esta espécie de “hino”, que mostra bem a centralidade que o Filho de Deus ocupava na sua vida, e que desejaria ver nos seus discípulos: “lembre-se, meu caro padre, de que vivemos em Jesus Cristo pela morte de Jesus Cristo e que devemos morrer em Jesus Cristo pela vida de Jesus Cristo e que a nossa vida deve ser escondida em Jesus Cristo e cheia de Jesus Cristo, e que, para morrer como Jesus Cristo, é preciso viver como Jesus Cristo” (SVP, I, 295-I, 320). Este Cristo no qual São Vicente projecta a sua vida e fé é mesmo “o missionário do Pai enviado aos homens” (Lc 4, 18), e nós temos de continuar a sua Missão.
Projetar-se em Jesus Cristo significa descobrir a alegria cristã, como afirma o nosso querido papa Francisco, na Exortação Apostólica “Alegria do Evangelho” (EG): “com Jesus renasce sem cessar a alegria” (EG 1). É nesta a perspectiva em que projectamos o nosso ano pastoral da JMV. Na realidade, este tem como como finalidade descobrir e seguir o Evangelho que enche de alegria o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus (cf. EG 1). Como acreditamos e podemos constatar na história destes 30 anos da JMV e na vida da Igreja, o Evangelho é, realmente, o caminho para uma vida plena e feliz.
“Vivemos tempos de desânimo, de tristeza e de uma certa resignação. Estes sentimentos estão relacionados com o forte individualismo e consumismo da cultura envolvente. Constatamos que abundam os divertimentos mas escasseia a alegria interior e profunda. Oferecem-se muitos, variados e sofisticados bens e técnicas que nos distraem, ocupam o tempo e os interesses imediatos, mas alienam-nos da vida real e criam um mundo próprio em que cada um se fecha cada vez mais e se isola dos outros” (Nota pastoral da SNEC 2014). Reconhecemos, por isso, como é hoje fundamental que todos os jovens projectem a sua vida para Cristo com a marca da alegria.
A JMV quer ser uma ajuda a vencer estas tendências na medida em que procura incentivar cada um dos seus membros a sair de si para a realidade concreta, para o mundo, para os outros, para os pobres, para Deus. Procura orientar os jovens no pleno desenvolvimento da pessoa e no crescimento da solidariedade e da relação fraterna, da responsabilidade social e pelo bem do próximo.
Acreditamos que para encontrar a alegria, é necessário sair de si mesmo: “a alegria do Evangelho contém sempre a dinâmica de êxodo e de dom, de sair de si mesmo, de caminhar e de semear sempre de novo, semear sempre mais além” (EG 21). Neste sentido corroboramos a afirmação do papa Francisco: “O Evangelho é a mensagem mais bela que há no mundo” (EG 21). Isto é, dá beleza e encanto à vida e leva a vivê-la como uma missão.
Perante este horizonte, quem não sente a vontade de projetar-se para Cristo e levar esta alegria do Evangelho aos outros através da JMV? No fundo, é oferecer um caminho que leve à responsabilidade, ao sentido de missão e ao gosto de viver.
Na família, na escola, na universidade, no trabalho, no centro local, somos chamados a projetar-nos como testemunhas da alegria da fé. E é na comunidade cristã, na Igreja de Cristo, que podemos encontrar os tesouros com que Deus quer enriquecer a nossa existência: as Sagradas Escrituras que nos falam do Senhor Jesus e nos transmitem a voz do Espírito Santo; o Símbolo da fé e a Memória da Igreja, fonte de sabedoria; a oração que nos leva à comunicação com o Senhor; os Sacramentos, sinais do encontro com Deus; a caridade e a fraternidade; a comunhão eclesial com Maria, que, por Jesus, no alto da Cruz, nos foi dada por Mãe.
Seremos capazes de nos projetar para Cristo de modo a criar nos outros o desejo e o encanto pela Sua beleza e estatura? (Papa Francisco aos bispos do Brasil nas JMJ 2013) Este é um dos maiores desafios da JMV.
27 de setembro 2014, Dia de São Vicente de Paulo
P. Fernando, CM
(Assessor Nacional)