Imprimir

Retiro Quaresmal da Região Norte

 


O retiro deste ano que se realizou nos dias 13, 14 e 15 de Março ia ser mais um retiro para deixar o mundo exterior e entregar-me um pouco mais a Deus, mas logo que iniciámos deu para perceber que não iria ser como o costume. Com o tema “Não retires a Cruz” fomos convidados a percorrer um caminho.

Na Sexta-feira à noite partimos para o Deserto, mas não pudemos levar toda a bagagem connosco, foi-nos pedido para colocar o essencial numa mochila. Contudo o caminho a partir daí não iria ser a sós, partiríamos em duplas. Seguindo o apelo do Papa Francisco, a noite não foi apenas de descanso, mas de muita oração. Cada dupla esteve uma hora em adoração ao santíssimo.


No dia seguinte, deixámos o deserto e fomos para Jerusalém, e daí fomos ao longo do dia percorrendo o caminho da cruz na nossa vida. Começámos por perceber sobre o julgar os outros e aprender a perdoar sem esquecer que também temos defeitos e que muitas vezes ao longo do caminho caímos.


Da parte da tarde recordámos que ao longo do caminho existem pessoas que nos apoiam, que nos ajudam, que nos limpam as lágrimas, e por isso estivemos a falar de amor para com os nossos amigos e família.


Terminámos a tarde de sábado com a Celebração Penitencial. Como não existe Quaresma sem Páscoa, a noite de sábado foi dedicada a Projetar-nos na Alegria, através de dinâmicas. No Domingo iniciámos com a Eucaristia, que nos alimenta e nos envia em missão. Este foi o nosso retiro, um retiro em que pudemos sentir o amor de Deus para connosco.


Fernando Faria
Refontoura

 

 

 

Pensa um pouco:

“O cristão acolhedor é um verdadeiro dom para a Igreja, porque a Igreja é Mãe e uma mãe acolhe a vida e a acompanha”

Papa Francisco

Audiência com a Família Vicentina

Vaticano, 15 outubro 2017

Visitas

928178
HojeHoje884
TotalTotal928178