Imprimir

Ano Pastoral 2017-2018

“NÃO TEMAS, ESCUTA-O ONDE ELE TE CHAMA!”

Tema para o ano JMV 2017/2018

“Senhor tu me seduziste, e eu deixei-me seduzir” (Jeremias 20, 7).

 

 

Deus ama-te com um coração misericordioso e cheio de amor. O chamamento de Deus é um chamamento de amor. Viver é deixar o teu coração pulsar com o coração de Deus. Já pensaste como esse amor de Deus faz parte da tua vida e da tua história? Eis o grande segredo: conheces a Deus e começas a experimentá-Lo de modo profundo na tua vida quando te entregas a Ele no amor.

Nesse encontro de amor que vais experimentando ao longo da tua vida, o chamamento de Deus vai-se tornando realidade em ti. Livremente e na fé, vais tendo esse encontro com Deus que é Amor. Dessa relação, nasce a tua história de amor com Deus. De todo encontro que envolve um grande amor, nasce um sonho, algo que toca a tua vida, o teu futuro, a tua realização.

O profeta Jeremias, que buscava, com coração inquieto e sincero, esse amor e o chamamento de Deus, revelou algo maravilhoso sobre como é a relação entre a pessoa e Deus, quando entram nessa dinâmica do amor: “Senhor tu me seduziste, e eu deixei-me seduzir” (Jeremias 20, 7). Esse amor de aliança é um amor de pertença, de entrega, de intimidade com Aquele que fala no mais profundo do ser e do coração. Deus realiza um encontro de amor.

Como diz o Papa Francisco: “Como viver a Boa Notícia do Evangelho e responder ao chamamento que o Senhor dirige a todos os jovens de boa vontade? E qual é o campo em que se pode fazer frutificar os talentos pessoais: a vida profissional, o voluntariado, o serviço aos últimos, o compromisso social? O teu futuro depende da tua escolha e da tua resposta a Deus”.

Caro Jovem, ao longo ao longo deste próximo triénio somos convidados a refletir na temática geral: cultivar a fé, o discernimento e a dimensão missionária da JMV. Pensamos ser um objetivo audaz, mas pertinente. Mas tudo isto só será concretizado na medida em que te deixares tocar pelo Senhor. Assim, neste ano propomos que te abras a este Deus que te chama, sem medo e sem preconceitos. O exemplo e modelo é o profeta Jeremias, que talvez seja outro nome de ti mesmo.

Que este ano pastoral seja uma ocasião propicia para cultivarmos o silêncio, para revermos os excessos de atividades, e talvez para dialogarmos mais com Deus! Deixa que Ele te fale!

Pe Álvaro Cunha, CM

Assessor Nacional da JMV

 

Pensa um pouco:

“O cristão acolhedor é um verdadeiro dom para a Igreja, porque a Igreja é Mãe e uma mãe acolhe a vida e a acompanha”

Papa Francisco

Audiência com a Família Vicentina

Vaticano, 15 outubro 2017

Visitas

394576
HojeHoje515
TotalTotal394576